6 min read
Marta Cruz - Miss BrownieMarta Cruz é uma mulher com um toque de magia – tudo o que ela toca ganha brilho e estilo. O seu sorriso encantador e a energia especial que irradia tornam cada momento inesquecível


 Com a criação da Miss Brownie, uma marca cheia de paixão e amor, trouxe ao mundo doçura e mudou a forma como vivemos os pequenos prazeres da vida. Marta equilibra maravilhosamente o mundo dos negócios e da família, com muito charme, força interior e um carisma único. Através desta entrevista, poderão talvez descobrir Marta de uma nova maneira e surpreender-se com a sua história. 

Como surgiu a ideia de criar a Miss Brownie e como começou a sua trajetória no mundo da pastelaria?   

A Miss Brownie surge de um puro ato de amor pela arte da confeitaria. Amor pela arte de bem fazer, pelo doce aroma que deixa atrás de si e pela partilha de um momento doce com quem consigo se cruza. Motivada pelas memórias do meu avô pasteleiro, que durante 50 anos foi pasteleiro em Beja, minha cidade natal e pelo bichinho do empreendorismo, decidi colocar os códigos de lado, pois sou Advogada 😊 e dedicar-me a fazer acontecer este sonho doce. Durante os primeiros dois anos produzimos em casa e depois transitámos para a nossa fábrica mágica no Restelo, onde já nos era possível atender outro tipo de clients, como o El Corte Inglês e algumas empresas que exigem outro tipo de certificação alimentar para esta àrea.  
A partir daí não parámos até hoje!


A primeira loja da Miss Brownie em Lisboa tornou-se o coração da marca e base para o seu crescimento. Com a abertura do segundo espaço na cidade, como consegue preservar o ambiente único da loja original e o que trouxe de lá para criar uma experiência semelhante na nova loja?   

A nossa querida fábrica no Restelo é de fato o coração de toda a nossa existência. É de lá que saem diariamente as nossas delícias para a loja nova e para os demais locais onde podem encontrar os nossos produtos. A nova loja é uma extensão do que somos e queremos transmitir aos nossos Clientes. Um espaço onde é recebido com muito carinho e onde encontra uma enorme variedade de produtos doces e agora salgados, pois acabámos de lançar o nosso Menu Almoço. Queremos que cada cliente tenha uma experiência única, doce e que se sinta bem na nossa casa, objetivos estes que muito trabalhamos diariamente para conseguir.


Com clientes de renome como o El Corte Inglês, Eurest, Nestlé, Purina, Zara, TAP, TVI, H&M, Hard Rock Café, entre tantos outros, construiu relações comerciais sólidas. Como cria uma ligação pessoal com clientes de grande porte e o que, na sua opinião, faz da Miss Brownie uma marca para a qual os clientes sempre voltam? 

A Miss Brownie prima por tratar cada cliente de forma única e personalizada, tentamos ir sempre ao encontro do que cada um procura, há bolos que exigem verdadeiros projetos, como se de uma peça de arquitetura se tratasse. Por exemplo, o bolo que celebrou os 100 anos da Nestlé serviu cerca de 500 pessoas, tinha 3 andares enormes e foi um verdadeiro desafio. E são precisamente desafios como este que nos têm trazido cada vez mais clientes empresariais. O chamado “boca a boca” tem sido uma chave essencial no nosso percurso. Temos conseguido criar confiança nos nossos parceiros, o que se tem traduzido em cada vez mais vendas neste segmento. Nunca esquecendo a qualidade dos nossos produtos e o sabor artesanal que lhes está sempre implícito. 

Uma característica marcante dos seus produtos é a sua cor vibrante. O que a inspira a incorporar cores tão vivas e como isso reflete a sua criatividade na marca?   

A cor, para nós, transmite amor, vida, presença e alegria e é assim que gostamos de trabalhar os nossos produtos, gostamos que marquem os nossos clientes numa doce experiência que se traduza por vários pedidos durante o ano. Trabalhamos cada época festiva com cuidado e muita atenção ao pormenor, tentando sempre superar as espectativas dos nossos Clientes.

Como mãe e empresária bem-sucedida, de que forma vê o impacto do seu percurso nas suas filhas? Como procura transmitir-lhes valores através da sua trajetória?   

A vida de empresária não é fácil, ocupa-nos muito mais tempo do que um trabalho dito regular. Para um empresário não existem horas extraordinárias, feriados, fins de semana, nem férias, sem ter de estar sempre atento. Tenho tido momentos menos fáceis com as minhas filhas e marido, pois muitas vezes não lhes consigo dar toda a atenção que queria ou que me pedem, está sempre a acontecer alguma coisa, ou tenho eventos, feiras, dias cheios de trabalho nas lojas, entregas de bolos que exigem mais a minha atenção ou que simplesmente tudo falhou e tenho de ser eu a resolver. Em alguns dos períodos de férias das meninas, como a Páscoa ou o Natal, nunca posso viajar, são períodos de muito trabalho para a nossa área. Por vezes, o que me doí imenso, nem consigo sair simplesmente para passar o dia fora, sem ter de estar sempre atenta ao telemóvel. Naturalmente que se ressentem comigo, mas no fim do dia, sei que estão muito orgulhosas da mãe e que a mãe tudo o que faz é por amor a elas 😊 Ainda assim e como forma de lhes mostrar e ensinar que temos sempre de correr atrás dos nossos sonhos de forma sustentada, voltei à escola 😊 para aprender mais sobre a área de gestão de empresas. Sendo a minha formação jurídica tenho esta lacuna no mundo da gestão empresarial e estou a frequentar um programa de gestão para PME (Pequenas e Médias Empresas) na Faculdade Nova SBE, em Carcavelos. Estando a ser ótimo para mim, considero que para as minhas filhas tem sido um ensinamento de como é sempre possível melhorar e aprender coisas novas em qualquer fase das nossas vidas. 


É muito dedicada à sua família. Como equilibra a carreira com a vida familiar, mantendo-se presente e envolvida em ambos os lados?   

É um luta permanente, uma correria sempre de um lado para o outro. Tento envolver a minha família o máximo que consigo neste meu mundo doce, de forma que possam viver e vibrar com as nossas conquistas e sucessos. Da mesma forma, gosto de partilhar os momentos menos bons e mais angustiantes, pois assim vão conseguindo entender e dar valor a esta luta constante de quem decide empreender.

Os seus pais foram um grande apoio ao longo do seu percurso. Como a relação com eles influenciou a sua trajetória e o que carrega consigo dessa ligação?   

Os meus pais sempre foram os meus grandes companheiros de viagem, desde sempre! Tenho a sorte de ter uns pais jovens, que me têm acompanhado toda a vida de uma forma muito presente. Sempre me apoiaram em tudo o que decidi fazer da minha vida, desde a faculdade de direito, à pós-graduação em Direito Comercial, aos meus anos de trabalho como advogada e até hoje, na minha vida de empreendedora. Em momento algum me desincentivaram de qualquer decisão que tenha tomado relativamente à Miss Brownie. A trabalhar como advogada há quase uma década, decidi criar a empresa e ir começar a vender em feiras e mercados, foi a loucura, pensaram que estava doida , mas ainda assim sempre me deram força e muitas vezes a minha mãe me acompanhou para ajudar. Para mim os meus pais estão sempre implícitos em tudo o que fiz e o que faço, assim como o meu marido e os meus sogros que sempre aqui estiveram e estão, para me apoiar nos meus projetos, que são nossos, de família! Muito devo a todos eles por ainda hoje ter força, coragem e energia para continuar a batalhar pelo meu sonho, pela Miss Brownie. Um grande bem haja a todos eles!

Com toda a correria e intensidade de gerir o negócio, o que a ajuda a encontrar momentos de tranquilidade? Como consegue tempo para respirar e aproveitar as amizades e o relacionamento?   

Encontro paz e tranquilidade em casa, junto das minhas filhas e do meu marido, apesar de chegar ao fim dos dias cansada e muitas vezes sem energia, basta-me estar com eles para estar bem e feliz. De fato, gostaria de estar mais com os meus amigos, mas a azáfama do dia a dia nem sempre o permite, mas vamos driblando o tempo e conseguindo marcar um almoço ou um jantar de vez em quando.  Quando acontece aproveitamos ao máximo e é como se estivéssemos estado juntos no dia anterior.

Como o ambiente rural onde cresceu influencia a sua paixão pelo trabalho e a sua ligação à natureza?   

Sou de Beja, cidade linda, capital do baixo Alentejo. Sempre vivi muito perto da natureza, do campo, das barragens e daquelas planícies sem fim. Oriunda de uma família humilde de gente muito lutadora, trago o trabalho nas veias e a determinação e resiliência como forma de vida. Não me considero uma pessoa preguiçosa, adoro trabalhar, fazer acontecer, fazer a diferença seja de que forma for. E claro, a natureza, o meu Alentejo querido do meu coração está sempre presente. 

Existe algum sonho que ainda não realizou e pelo qual anseia? Estamos curiosos – que surpresas nos reserva para o futuro?  

Aí os sonhos … , parafraseando Fernando Pessoa “tenho em mim todos os sonhos do mundo”. Os meus sonhos na Miss Brownie ainda não terminaram, ainda desejo fazer muita coisa acontecer, o quê? Veremos mais para a frente Espero que o futuro venha carregado de boas surpresas e que nos dê muita luz para podermos iluminar da melhor forma o nosso caminho!

Instagram
https://missbrownie.pt/
https://www.linkedin.com/